Seja bem-vindo!!!!!

LAGOINHA: UMA IGREJA QUE DANÇA!

Observar as comemorações do jubileu da Igreja Batista da Lagoinha, ler a história e relembrar o que aconteceu nos últimos anos é empolgante. A Lagoinha, em seus 50 anos tem sido uma referencia no Brasil e no exterior, nas mais diversas áreas de atuação e manifestação da igreja contemporânea. Dentro deste contexto esta igreja local de atuação e impacto global tem se destacado por seu pioneirismo quanto à incorporação das artes, sejam elas plásticas, cênicas e corporais durante a liturgia.

Como bem define o Novo Dicionário Aurélio Buarque de Holanda da Língua Portuguesa a arte é a atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito de caráter estético carregados de vivencia pessoal e profunda, onde através da manifestação artística é revelada a capacidade criadora do artista de expressar e transmitir sensações e sentimentos. Portanto a arte e a religião sempre estiveram ligadas na historia da igreja no qual a arte é a própria materialização da devoção e amor da criatura para com seu criador nesta relação transcendental.

Há menos de 15 anos, no Brasil, seria impensável durante os cultos a presença da dança expressa seja através de coreografias e movimentos livres. Apesar da dança fazer parte da celebração do povo judeu a Deus, na igreja ocidental contemporânea a dança era, e ainda é vista por muitos como manifestação da carnalidade do homem e não como uma das formas de manifestação de sua espiritualidade.

Assim ao abrir espaço para que a dança estivesse inserida na liturgia como forma de adoração e louvor a Deus durante a celebração dos cultos, a Igreja Batista da Lagoinha tem criado um clima propicio para a efervescência de um numero cada vez maior de artistas cristãos, não só na comunidade local, mas em varias partes do Brasil e do mundo, um movimento artístico que tem mudado a concepção dos cultos litúrgicos e que tem se expandido pelas ruas, praças e teatros do Brasil e de outros países. A partir deste marco histórico que foi a gravação do primeiro CD e DVD da Igreja Batista da Lagoinha com o grupo Diante do Trono com musicas cantadas pela comunidade local e coreografadas pelo grupo Mudança Cia de Dança e Artes Cênicas, a dança passou a estar presente paulatinamente em diferentes igrejas e denominações no Brasil seguindo um alinhamento com outras manifestações de louvor e adoração ao redor do planeta. Este primeiro passo dado por esta igreja local contribuiu para uma mudança na cultura crista e um dos fatos mais interessantes foi justamente trazer diversos estilos de dança para dentro da igreja, uma aproximação da igreja com a sociedade e sua vida cotidiana. A própria dança de rua, antes associada com a marginalidade e as gangs tem reunido dentro das igrejas centenas de jovens que hoje dançam e fazem desta forma de arte sua expressão de seu amor por Jesus.

Hoje 50 anos depois da fundação da Igreja Batista da Lagoinha na comemoração do seu primeiro Jubileu e 10 anos depois da gravação deste primeiro CD a dança se faz presente nos cultos e onde quer que a igreja se encontre reunida ajuntando jovens, velhos, crianças, homens e mulheres que juntos com suas danças, teatros, pinturas, esculturas, poesias, fotografias e musicas se unem para celebrar e adorar a Deus.

7 respostas para Seja bem-vindo!!!!!

  1. Dani SP disse:

    Iara.
    Glórias a Deus!!!
    hoje podemos adorar ao Senhor atraves das artes!
    vcs são um canal de Deus !
    um bjo
    Dani SP

  2. Carla disse:

    Olá Iara
    Meu nome é Carla e sou de Curitiba, sempre visito o blog da sua irmã
    E hj vi espionar o seu :):):):)):):)

    Deus tem restaurado a sua noiva e a convida para dançar, uma dança totalmente livre, santa,q fluia do nosso inteiror,uma dança onde as palavras ja não existam mais, em um lugar onde só exista a noiva e o noivo.

    Gostaria de estar sempre postando no seu blog e compartilhando sobre essa explendida ferramenta de adoração

    Q Deus abençoe

  3. Dulce disse:

    É tremendamente bom saber que fomos separados para uma obra tao linda. Amo muito vc e quero manter sempre contato.

  4. amém… e é bem verdade… glória a Deus pela ousadia e perseverança de vcs!!!
    grande beiju

  5. Paulinha disse:

    Olá Iara, GRAÇA E PAZ!!!
    Que o Senhor Jesus esteja sempre e sempre te abençoando em todos os teus passos,
    em tudo o que tu fazes e iras fazer, que Deus abençoe o teu ministério e todos que dele faz parte. Fica na Paz. bjs e bjs xauuuuuu!!! Até breve.

  6. Wânia Araujo Grubert disse:

    Oi Iara….graça e paz!!!
    Vcs do DT tem sido benção de Deus na minha vida!🙂 Tenho posto vcs constantemente em minhas orações; oro para q vcs sejam “como a árvore planta junto a ribeiros de água, a qual da os seus frutos na estação própria e cujas folhas não caem e tudo quando fizerem venha a prosperar.”
    Beijo grande….. até a próxima….

    “Santidade nasce de um coração temente a Deus… o pecado é resultado de todas as vezes q nos afastamos d´Ele.”
    <<<<>>>>

  7. Pra Mauriceia de Curitiba disse:

    Oi querida Iara, como tenho aprendido com vc, nos seus pequenos gestos e atitudes continue sempre sendo essa guerreira e amando o que Deus te entregou. Amei o cd que vc ministra um cântico é uma benção!!!bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: