Religiosidade

Eu li um livro fantástico por 2 vezes. O nome do livro é a “Hora da Noiva. Sendo preparados para o Noivo –Deus”. A primeira vez que eu o li eu fui muito abençoada em suas várias revelações, mas a minha segunda leitura foi muita mais profunda principalmente pelo fato que o tema deste livro está vindo de encontro com sonhos e reflexões, que há algum tempo eu tenho tido e que tenho certeza estão sendo inspiradas pelo Espírito Santo. Não podemos negar: Jesus está voltando, os jornais estão anunciando os prenúncios do retorno do Rei.

Apocalipse 22:17 “O Espírito e a Noiva dizem Vem!” É portanto o cumprimento das palavras proféticas liberadas no livro de Apocalipse. Por isso nossas vozes, nossas danças, nossas músicas precisam anunciar a volta do Senhor Jesus, isso faz parte do cumprimento de Apocalipse 22:17 e portanto prelúdio da canção que celebrará as bodas do cordeiro. Mas para isso precisamos buscar a santidade e quebrar a religiosidade em nossas vidas.

Para vivermos este tempo mais do que nunca a santidade deve ver nosso estilo de vida bem como nossas ações no corpo de Cristo devem ser com o intuito de restaurar a noiva, suas vestes e seus muros. A palavra nos conta que o povo foi levado ao cativeiro na Babilônia e que lá viveram por 70 anos. Este tempo de cativeiro foi um tempo determinado por Deus já que o povo havia se tornado idolatra e a maioria de seus reis corrompidos pelas culturas pagas. Deus então permitiu que o povo hebreu, fosse conquistado pelos babilônicos e que Jerusalém fosse destruída, seu templo e suas muralhas.

Muitas vezes o Senhor permite que situações venham não para abalar a nossa fé mas para abalar a nossa religiosidade, para destronar o que tem nos corrompido e nos tirado do centro da vontade Dele. Acredito que foi isto o que aconteceu com os hebreus de Jerusalém. E mesmo nesta situação tão triste de exílio Deus cuidava do seu povo e lhe dava novas instruções: “Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomais esposas para vossos filhos e daí vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós terei paz ( Jr 29 : 4-7 ).

Deus cuida de nós em nossas tribulações e nos dá a promessa e a ordem de reconstruímos um novo tempo mas agora na total dependência de Deus. É interessante mas a ordenança de Deus não foi para que construíssem um novo templo na babilônia mas que reconstruíssem suas vidas pessoais, suas famílias. Precisamos saber o tempo de todas as coisas, muitos freios que o Senhor nos coloca são para repensarmos nossas atitudes de religiosidade que servem a uma instituição religiosa , a igreja , mas não às pessoas que fazem parte do corpo de Cristo, a Noiva. A verdade é que precisamos estar no total centro da vontade de Deus, porque os planos de Deus são dinâmicos e a religiosidade nos aprisiona e nos impede de viver no fluir de Deus.

No final dos 70 anos de cativeiro Deus pediu ao povo que retornasse a Jerusalém e reconstruíssem o templo. Mas muitos ainda se apegavam as primeiras revelações na Babilônia e ao invés de seguir ao novo direcionamento de Deus continuaram a cuidar de suas vidas, suas casas e não da Casa de Deus. A religiosidade daquele povo fez com que em um novo tempo de Deus eles continuassem com as práticas antigas, com a religiosidade que os prendeu no centro de seus próprios interesses. “ Acaso é , tempo de habitardes vos em casas apaineladas enquanto esta casa permanece em ruínas?” (Ageu 1:4). A direção de Deus para que reconstruíssem suas vidas foi valida para o tempo do cativeiro, mas no novo tempo Deus pediu a eles que reconstruíssem a Casa de Deus. A direção dada pelo Senhor em um tempo de nossas vidas não quer dizer que deverá ser seguida em outra situação. A religiosidade tira de nós a dependência de Deus e nos coloca dependentes dos métodos. Achamos que as fórmulas que trouxeram quebrantamento em um culto quando repetidas trarão o mesmo quebrantamento em outro encontro. Precisamos deixar os cânticos velhos e iniciarmos um novo cântico, o cântico da Noiva que anseia pela presença do seu amado.

6 respostas para “Religiosidade”.

  1. Obrigada Iara,

    a palavra é maravilhosa, glorifico a Deus por ter usado de sua vida para falar não só ao meu coração, mas ao coração de cada pessoa que entrar aqui, e o meu agradecimento a você acima foi por ter se deixado ser usada pelo Senhor e compartilhar conosco esta palavra.

    Querida, que Deus abençõe o seu ministério e a sua vida em nome do Senhor Jesus!

  2. Avatar de Wallan Cristhian
    Wallan Cristhian

    Este texto é uma realidade que tempos passado nesse tempo: Jesus quer que deixemos toda religiosidade,todo cativeiro e venhamos a sair para andar nos lugares altos que ele tem.Por isso Deus não tem prazer nos que retrocedem,pois aquele que retrocede sempre entrará em um cativeiro e Deus nos chama para a liberdade.
    E quanto ao uso das artes para anunciar a vinda do noivo,creio ser isso uma revelação de Deus para esse tempo,mostrando que em breve Ele virá e,que o templo hoje não é apenas uma Igreja,mas o principal templo,onde o Senhor habita é o nosso coração!
    Deus abençoe a todos!

  3. Nossa Iana…como fui edificada com esse texto…tenho vivido tempos difíceis com relação a igreja…
    mas eh bom saber das promessas do Senhor!!!

    q Deus te abençoe sempre!

  4. Avatar de juliana flavia cavalcanti santos!
    juliana flavia cavalcanti santos!

    graça e paz! é muito bom vê o derramar do senhor jesus atraves de sua vida!
    estamos vivendo um tempo onde a igreja do senhor jesus tem sofrido muito, pois muitas das veses me encontrei ferida e desanimada com o corpo de cristo…
    mas glórias a DEUS existe a promessa de vida e de paz!
    e o que prometeu é fiel pra cumprir pois foi o proprio DEUS!
    um grande abraço fica na paz!

  5. Avatar de Renata(João Monlevade)
    Renata(João Monlevade)

    Que benção Iara essa palavra é profunda e Deus tem me despertado não só a mim a meu esposo tbm de nos movermos na direção de Deus para nossa vidas por mais que isso nos doa

  6. Avatar de Andressa Martiliano
    Andressa Martiliano

    Essa palavra falou muito ao meu coração…
    Que Deus abençoe sua vida, sua casa, seu ministério e te renove a cada amanhã falando mais e mais ao seu coração!
    Fica na Paz!!!

Deixe um comentário